segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brasil tem racismo profundo contra índios e negros

Brasil tem racismo profundo contra índios e negros, diz relator da ONU

O relator especial da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Racismo Discriminação, Xenofobia e Intolerância, Doudou Diéne, disse que o racismo ainda é profundo no país, que índios e jovens negros são vítimas freqüentes da violência e que, ainda assim, alguns setores governamentais não estão dispostos a acabar com o preconceito racial.

"Fiquei perturbado com a violência contra os índios, em especial os caciques, e os jovens negros porque dezenas deles foram mortos recentemente. Percebi desespero e um sentimento de solidão por parte dessas comunidades", disse ele em entrevista à Radiobrás.

______________________________________________________

como sabemos o racismo não é apenas contra negros, o racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas, e determinados traços de caráter, são superiores a outros

veja abaixo um exemplo de discriminação racial contra índios, tirado de uma reportagem do site Terra (clique para ver a notícia) feito em 24 de agosto de 2009

  • Homem é condenado por racismo contra índios na Web

A Justiça Federal do Pará condenou nesta segunda-feira um homem que foi acusado por publicar conteúdo racista contra índios em uma comunidade do site de relacionamentos Orkut. A denúncia contra ele havia sido apresentada pelo Ministério Público Federal em 2007 e, durante o processo, ele confessou o crime. Ele terá que pagar R$ 20 mil e prestar serviços comunitários à Fundação Nacional do Índio (Funai). Cabe recurso da decisão.

O réu foi denunciado porque fazia parte de uma comunidade no Orkut chamada "Índios...Eu consigo viver sem". Entre várias declarações ofensivas postadas na comunidade por outros usuários, as do acusado puderam ter a autoria identificada por dados que ele próprio publicou no site de relacionamento e também em um blog.

"Quero deixar claro que não discuto com índio, mas sobre índios. Esses seres são incapazes e não tem como se responsabilizar por quaisquer discussão (sic). Continuo defendendo a política americana em relação aos índios, vamos exterminá-los e depois estudar a sua linda história neste país promissor", foi uma das mensagens racistas deixadas pelo réu, segundo o MPF.


Postado por: Felipe Pedroso Machado

2 comentários:

  1. Muito interessante essa notícia sobre o homem condenado por racismo, só achei injusto de ele não ir pra cadeia, esses tipos de pessoas deviam estar todos atrás das grades

    ResponderExcluir
  2. Racismo Anti-Indio em Minas Geais

    No ano 2001 a FUNAI autorizou-me visitar comunidades indígenas no TO.
    Durante minhas visitas uma família Krahô convidou-me a conhecer sua aldeia. Tinham a intenção de casar-me com sua filha adulta. Como meu próprio casamento estava nas últimas e a moça era inteligente e alfabetizada, senti paixão por ela e topei. Larguei minha mulher por ela. Porem com ela não deu certo. Tudo gerou um escândalo.

    Depois: no ano 2003 outra índia Krahô, mãe de 4 filhos, agarrou-me com tanta força de coração, que casei com ela no início de 2004. Ela chama-se Fabiana Cropykwyj.
    Mudou-se com os seus filhos do TO para MG, para morar comigo. 3 dos seus filhos foram escolarizados aqui, a 4ª., quando alcançou a idade também.
    Na cidade os cinco viviam em harmonia com o povo. Em casa vivíamos as tradições krahô: Uma vez por ano por um mês visitávamos a aldeia de origem no TO.
    Eu ganhava bem e era capaz de sustentar eles, mais um bebê, que nasceu (filha minha) e pagar uma pensão alimentícia generosa à minha ex-mulher e os dois filhos que tenho com ela.
    Porem meu novo casamento gerava muita polêmica:
    * nas aldeias índias ciumentas, que arrependeram-se por não terem-me procurado antes da Fabiana, para casar comigo;
    * na FUNAI por racismo, que um Homem Branco como eu, de ensino superior não pode comportar-se como um silvícola e por inveja, porque fiz pequenas doações, quando a FUNAI falhava, por ser lenta e burocrática demais;
    * em MG neste município (Santo Antônio do Monte): o que querem estes selvagens na nossa cidade, com esse alemão, que virou um “Tarzan”: sempre em público descalço e sem camisa?

    A FUNAI fazia tudo, para efetuar minha deportação do Brasil.
    Em MG tentavam, arruinar meu empregador. A empresa foi de mal em pior e em 2007 tinha que demitir-me.
    Desde então, por motivos óbvios, ninguém mais ofereceu-me emprego com salário digno.
    Fabiana e os filhos tinham que voltar para o TO e eu trabalhava aqui, tentando a reconquistar uma economia, para reunir-nos novamente. No início Fabiana, acompanhada por um o dois filhos mais o bebê, visitava-me por meses. Finalmente, deixou 2 dos seus filhos: Floriana Hukó, de 10 anos e Indiarrury Cãn, de 17 anos, para freqüentarem aqui em S.A.Monte – MG escola, cuja qualidade de ensino é superior à na aldeia no TO.
    Foi o momento, pelo qual nossos adversários esperavam; a mamãe longe!
    Vizinhos, a Promotora da Justiça e o Conselho Tutelar faziam tudo para fazer-nos impossível conviver:
    * Tentavam tirar-nos da nossa casa de aluguel.
    * Deu repetitivamente invasão arbitrária de domicílio por parte das autoridades.
    * Inventaram crimes inexistentes, inexistentes até inquéritos ao respeito e contavam tudo à FNAI no TO.
    * Meso as crianças, bem alimentadas, de boa saúde, bem vestidas, freqüentando escola diariamente alegavam igualmente que não tinham condições de viver aqui.
    * Dia 25/2/2011 às 12:00 conseguiram e as crianças foram deportadas.
    *O exame médico obrigatório na minha presença (com quem tinham convivido), antes de viajarem, foi negado.
    * Até a mão então foi vítima de represálias, pois negavam devolver as crianças a ela, depois, que voltaram ao TO. A própria Sra. Presidenta da República tinha que intervir, para que finalmente a mãe recebeu elas de volta!
    * Eu fiz vários B.O.s: REDS 2011-000271983-001 = Invasão de Domicílio;
    REDS 2010-001329066-001 = Difamação Caluniosa;
    REDS 2011-000312028-001 = Abuso (arbitrário) de Poder;
    REDS 2011-000577449-001 = Seqüestro de Crianças.
    Em nenhum desses casos as autoridades apuraram responsabilidades até hoje.

    Resumo:
    *A mais bela cooperação de racistas de MG com os do TO!
    *Índio em MG não tem direito, especialmente de conviver com Homem Branco e de ir à escola dele: uma perfeita “Apartheid”!
    *Opinhão deles: “Branco, que respeita Índio deve ser um pervertido.”

    Bela república, que temos!

    Atenciosamente:
    Dr. Toivo Willmann

    ResponderExcluir