quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ONG Anti Racismo



Boa tarde, iniciamos esse flog pois temos uma ONG contra racismo, que foi criada de início na escola. Os alunos participantes da ONG são: Carolina Barbosa, Stephanie Corazza,Ellen Dondeo, Pamela Zimermano, Maria Carolina Mauvecin, Renato Zaccaro, Felipe Pedroso e Igor Kawamura. E semana passada ficamos chocados por uma notícia que vimos no Jornal Nacional sobre o espancamento de um homem por um segurança em um supermercado. Somente porque ele era negro. Copiamos aqui a entrevista retirada do site da Globo.

"SÃO PAULO - Um homem negro foi espancado por seguranças de uma loja do Carrefour, em Osasco, na Grande São Paulo. Ele foi confundido com um bandido enquanto esperava no estacionamento a família, que fazia compras. A polícia abriu inquérito para apurar o caso de discriminação. A agressão aconteceu duas semanas atrás. Januário Alves Santana estava ao lado do carro, um EcoSport, cuidando da filha, de 2 anos, que dormia no banco de trás. Segundo ele, um homem armado e sem uniforme se aproximou para tentar prendê-lo. Os dois lutaram até que outros seguranças apareceram. Santana tentou desfazer o mal entendido, mas disse que foi levado para um sala e espancado. Ele levou socos na boca e teve o maxilar afetado. - Estava roubando o carro aqui, rapaz - disse o segurança pouco antes de dar um soco em Santana. Ele disse que as agressões só pararam quando um policial militar chegou. Mesmo assim, ele continuou sendo humilhado. - Você tem cara de que tem passagem pela polícia. Conta para nós. No mínimo, umas três passagens você tem. A sua cara não nega 'negão' - teria afirmado o policial. - Pelo amor de Deus, o carro é meu - disse Januário, enquanto era agredido. O Carrefour, por meio de um comunicado, informou que repudia qualquer forma de agressão e desrespeito, que vai colaborar com a polícia e espera que os responsáveis sejam rigorosamente punidos. Santana disse que foi vítima de racismo e que pretende entrar com uma ação na Justiça. A mulher dele disse que está preocupada com o futuro dos filhos, que também são negros. - Pode acontecer com eles também. Isso me dói. Acho que um negro não pode viver, não pode ter os seus bens conquistados pelo seu trabalho, seu suor. Isso me deixa muito ferida - disse Maria dos Remédios. A direção do supermercado afastou da função o segurança responsável pela agressão. Ele é funcionário de uma empresa terceirizada."
Devemos rever todos os nossos conceitos e preconceitos antes de tomar qualquer atitude que possa vir a intervir em um tempo futuro, pois as circunstâncias poderão ser drásticas. Pense. Repense. E então atue.Postado por: Carolina Barbosa, Stephanie Corazza, Pamela Zimermano e Maria Carolina Mauvecin.

32 comentários:

  1. ta muito legal o blog de vocês! é realmente muito importante fala sobre o racismo, mais ao mesmo tempo é triste ter ainda que conscientizar as pessoas que não há destinção de cor,ou qualquer outra :)

    ResponderExcluir
  2. tah muito bom o trabalho viu ... mas só ta faltando uma janela de chat .. bjjusssss

    ResponderExcluir
  3. é difícil de acreditar que ainda existem pessoas que destínguem as mesmas pela cor, bom projeto, boa sorte !

    ResponderExcluir
  4. O preconceito, apesar de muitas vezes mascarado, é presente na nossa sociedade. Esse é apenas um caso lamentável que materializa o racismo da forma mais cruel que ele pode acontecer, mas muitos outros casos acontecem diariamente. Falar sobre o assunto é essencial e disseminar a igualdade é um trabalho para uma vida inteira. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Fantastico o blog, o assunto é de muita relevancia, infelizmente temos que tocar nesses assuntos, pois algumas pessoas ainda não superaram esse mal que atinge boa parte da nossa sociedade.
    O negro, o pobre...enfim, ainda são vitimas do sentimento mais nojento que existe no mundo, o preconceito.." PARABÉNS MENINAS, VC ARRASARAM!

    ResponderExcluir
  6. Parabén Gente!!
    Um ótimo assunto para tratar
    Afinal o racismo até hoje vive! (uma pouca vergonha)

    ResponderExcluir
  7. parabéns gente ta muito legal o blog

    ResponderExcluir
  8. Parabens, organizaram uma coletania de videos muito interesante, com uma introdução inteligente e observativa, temos q lutar contra esse mau!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa essa iniciativa de vocês, pois todos seres humanos são iguais, e não existe motivos para tanta discriminação assim

    ResponderExcluir
  10. Olá moçada, tudo bem? Parabéns, o trabalho está bem elaborado e diversificado.Texto simples e bem didático, videos criticos e atuais.Trabalhar contra qualquer tipo de racismo é dever de todos nós.Um grande abraço a todos Prof. ODDY

    ResponderExcluir
  11. JOGADOR MALTRATADO NO CT DO CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE:

    Senhores, maltrataram fisicamente o meu filho de criação no CT do ATLÉTICO PARANAENSE e não estou conseguindo uma reparação do Presidente do Clube, nem mesmo um pediwww.jogadormaltratadoctatleticoparanaense.blogger.com.brdo de desculpas.
    O ocorrido está descrito no Blog:



    Me ajudem a resgatar o moral de um "negrinho pobre" Órfão de Pai desde os cinco anos e filho de uma bóia fria que entrou no canavial em Campos dos Goytacazes aos 12 anos de idade e lá está até agora aos 44 anos, graças ao Captador de Jogagadores do Atlético Paranaense chamado KLAUS, ao mentor de tudo, o José Silva, dono da Escolinha do São Caetano em Osasco e a Presidencia do Atlético Paranaense que através dos senhores Ocimar Bolicenho Diretor de Futebol do CAP e do Doutor Márcio Silva, Assessor Jurídico da Presidência que tomaram conhecimento de tudo por mim e não deram o menor cabimento.

    O TROTE que o DEJAVAN SILVA sofreu lá no CT do Caju teve requintes de crueldade, mandaram ele gargarejar agua quente da torneira para curar a tosse de tuberculoso que estava e com muita dor de garganta. Ele estava sem dinheiro e não podia sair do CT, logo não o medicaram nem deram a menor condição para que ele se alto medicasse. Algo parecido com TORTURA, entendem?
    O assunto é gravíssimo e não conseguimos nem um pedido de desculpas da Presidência do Clube.
    Será que vocês podem nos ajudar?

    Coloco-me à disposição no tel 21-9932-7775, ou 7828-8440, com o id 12*60736.

    Vejam jogadas do meu filho no You Tube sob o Título: "Dejavan Silva"

    http://www.youtube.com/watch?v=NOT9PrQ_eKg

    Obs. Ele atualmente é Jogador Profissional do Americano F.C. de Campos. Ele é muito veloz e parece muito com o falecido Dener . Vejam se ele merecia ser judiado e colocado porta a fora do CT do Caju como foi. Será que foi por ele ser um NEGRO POBRE FILHO DE UMA NEGRA BOIA FRIA SEM NENHUM RECURSO PARA REQUERER UMA REPARAÇÃO?
    Ele, agora no começo de 2010 foi artilheiro do Americano no Campeonato Carioca de Juniores e por isso subiu ao Profissional onde disputou o segundo turno do Campeonato Carioca de Profissionais. Pela sua altíssima velocidade deverá ser celebrado pela mídia nacional em breve e quando isso acontecer o Atlético Paranaense irá nos pagar com todos os juros e correções que a gravidade desse crime de "OMISSÃO DE SOCORRO MÉDICO" requer. O acobertamento deste crime que estes dois senhores cometeram com o nosso filho, pela Presidência do CAP, nos parece algo parecido com RACISMO, pois se fosse com um cidadão branco e de família de Classe alta dificilmente a Presidência do Clube deixaria passar em branco tudo isso que ele sofreu estando sob a responsabilidade deles.

    Irá fazer agora, em maio de 2010, um ano do ocorrido e já falamos sobre o fato pelo telefone com os senhores: Ocimar Bolicenho Diretor de Futebol do CAP ( ocimar.bolicenho@atleticopr.com.br ) e Doutor Márcio Silva, Assessor Jurídico da Presidência do CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE e os dois ignoraram o assunto. Com este último em uma ligação telefônica interurbana de quase uma hora, cheguei aos prantos passando para esse OPERADOR DO DIREITO as conseqüências que esta falcatrua que fizeram com o Dejavan lá no CT do Caju estariam trazendo para a pobre mãe do jogador. Ele não ligou para a minha emoção, não deu nem cabimento para a minha patente, não quis nem saber da OMISSÃO DE SOCORRO MÉDICO que o Dejavan sofreu por lá, em fim, não estão nem ai para a BARBÁRIE que foi feita com a Família e a carreira do Dejavan no Atlético Paranaense.
    Antes de completar um ano se nenhuma medida for tomada pelo Clube, entraremos na Justiça.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Abraão, moro em Aracaju e venho através deste informar que entrarei com uma ação contra a TAM AVIAÇÃO por conta da propaganda da empresa no qual existe a participação da cantora Ivete Sangalo por me sentir humilhado referente ao conteúdo alí exposto, no qual o único integrante negro, preto ... é quem fala que até ele tem condições de viajar, meu e-mail é Abraao.vet@hotmail.com ... por sinal está no YOUTUBE no link http://www.youtube.com/watch?v=RpHaIBF-ZSI , gostaria que me enviasse e-mail para saber se tiveram a mesma percepção que a minha, desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  14. Olá meu nome é Juliana, gostei muito do blog, e gostaria de pedir uma ajuda para um trabalho de filosofia no qual o objetivo é a concientizaçao e a divulgaçao das ongs contra o racismo. Se possivel me responda essas questoes e mande para o meu e-mail: juli_15_sk8@hotmail.com

    1- Quias sao os projetos da instituiçao para a conquista da igualdade?
    2- Quais sao os objetivos da instituiçao?
    3- Quais as conquistas?

    ResponderExcluir
  15. Ola , sou Nino Ballas, músico compositor.
    Fiz um vídeo sobre o racismo e preconceito, gostaria muito de mostrar.
    Segue endereço:
    http://www.youtube.com/watch?v=5alw95HycfU&NR=1

    Contato: ninoballas@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Racismo na camara dos vereadores em Pendencias/RN.
    Um vereadora do município de Pendências/ RN falou na seção do dia 04/04/2011 sobre o Delegado Regional de Policia Civil o chamando de " delegadozinho" falou de seu Pais Natal a AFRICA pejorativa deixando a idéia de que todos os africanos são bandidos...

    ResponderExcluir
  17. O brasil sofre vários tipos de preconceitos incluindo o racismo.Nós seres humanos temos inteligencia o suficiente para encarar isto, basta prestar atenção no que estamos fazendo,na periferia ha preconceito,hoje nem tanto quanto antes, do playboy(filhinho de papai), ou seja pessoa que nasceu com uma qualidade de vida melhor,como no centro ha preconceito do malandro ou na lingua deles,pessoa que nasceu em condições precarias.Pura ignorância da gente.
    A mesma coisa acontece com as raças,alguns dizem que so porque o cara é negro,ele é ladrão,malandro ou é pobre.O branco é descriminado pelo fato de pensarem que ele é vida boa, o Japonês todo mundo acha que todos tem que ser super inteligentes e ricos, o índio na cabeça dos ignorantes,todos são analfabetos.
    Nós temos que crescer psicológicamente e espiritualmente para enxergar o tamanho do erro que nós cometemos quando pensamos assim,eu não sou melhor que ninguém,também tenho meus preconceitos,mas dia-dia procuro me conhecer melhor e sempre me pergunto "por que"sinto aquilo, tudo tem que ter um motivo e assim eu acho que posso me desgarrar desses pensamentos ridículos.Hoje e sempre eu vou tentar não julgar alguém até que eu a conheça.Quem é racista, eu acho que esta psicologicamente atrasado no tempo.

    ResponderExcluir
  18. VEJAM O ABSURDO EM GUARAPUAVA.. OS RICOS DA CIDADE PROMOVEM A FESTA DOS AMIGOS BRANCOS.....http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=37539

    Começa oficialmente neste sábado a 11a. edição da maior festa social da cidade. É a 11a White Friends Party que apresenta dois dias e três festas. Uma cervejada aconteceu na noite de ontem, sebxta-feira (02). às 14 horas deste sábado (03) tem feijoada no Boliche com o Grupo Contemplação. Às 23 horas no Chai Hall será a noite temática Alice no País das Maravilhas com open bar e open food. Cinco bandas animam a noite: Bruna e Karine, Grupo Tentativa, Dual Motion, Hiofly, Blush, Hunds Up e Funk n" Lata (Ivi Meireles).
    Contato pelo telefone (42) 3035 7790.

    ResponderExcluir
  19. Olá, preciso das mesmas respostas da pergunta da Juliana. Já que vocês mandaram ao e-mail dela. É super urgente, se puderem ajudar, agradeço. :)

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, eu sou uma aluna do Colégio Ofélia Fonseca. Como trabalho de escola a minha classe, 9º Ano, deveria pesquisar e, se possível, contactar uma ONG sobre o tema escolhido para o grupo (meu caso foi o racismo), por isso eu gostaria de fazer umas perguntas e talvez vocês possam me mandar as respostas por e-mail.
    Enfim, às perguntas são:

    a) Por que vocês formaram essa ONG? Qual era seu objetivo?

    b) Vocês acham que a ONG de vocês alcançou o objetivo esperado?

    c) O que vocês fazem (ou fariam) pessoalmente para ajudar aos que sofrem pelo racismo?

    d) Há estórias de racismo ocorridos entre os membros do grupo que formou esta ONG?

    e) Vocês conhecem outras ONGs contra o racismo no Brasil?

    Meu endereço de e-mail é lenacruzportela@gmail.com

    Obrigado, mesmo que não possam me mandar um e-mail de volta com as respostas.

    ResponderExcluir
  21. Olaá...
    Nossso nome é Dayane e Ana Carolina, nos estudamos na Escola E.E Nelson Fernandes, e estamos fazendo um trabalho... sobre antirracismo... e gostariamos que vcs respondessem alguma perguntaaas.


    1- Quais são os projetos da instituição para a conquista da igualdade?

    2-Quais são os objetivooos da instituição?

    3-Quais são as conquistas?


    Se poderem dar mais informaçoes sobre o ONG agradeceriamos muiiitoooo.


    Obrigado pela atenção.!

    ResponderExcluir
  22. Peço a gentileza de todos para entrarem no site http://lareciaempregos.com.br/ e entrem na aba : "contrato agora" e vejam a vergonha que essa empresa classifica seus empregados para contrata-los !
    Vamos passar isso adiante !

    ResponderExcluir
  23. Alguem pode me indicar alguam Ong que ofereça atendimento juridico gratuito em Sp? Quero processar um programa de radio por comentarios racistas feitos nos ultimo meses.

    Se alguem souber me mande um email: erikazeni@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. olá sou professor de filosofia, e tenho que mostrar um trabalho para os meus alunos, que é entrevistar uma ONG antirracista. Tem como vocês me responderem ?
    1.Quais são os projetos da instituição para a conquista da igualdade ?
    2.Quais são os objetivos instituição ?
    3.Quais são as conquistas ?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  25. uma vergonha uma fabrica na cidade de sarapui sp um funcionario branco pede pra mudar de horario consegue ja um funcionario negro ke pediu pr mudar pra estudar nao consegue e racismo isso

    ResponderExcluir
  26. Se o Carrefour repudia violência , porque tem um quartinho de espancamento? O Galaxy de Campinas também tem quartinho de espancamento, parece que os mercados aprovam fazer a sua "justiça" com as próprias mãos.

    ResponderExcluir
  27. A raça branca tem direito de ter deu país como o japones tem o japão, o chines tem a china o negro a africa, o branco é obrigado a se misturar sempre com todas as raças e nunca ter um país só para ele as tres guianas francesas holandesa e suriname já é tambem da raça negra tem que organizar isto para não dar morte para nos, em turbo fronteira de colombia e panamá também é da raça negra e mataram muitos brancos e extrangeiros lá. por favor pensem no que estão permitindo, organizar a terra é melhor o crescimento só de uma raça pode ser a morte das outras. controle de raças e de população.

    ResponderExcluir
  28. O RACISMO ESTÁ CRESCENDO
    O relator da ONU encarregado de avaliar a discriminação no mundo, Doudou Diène, diz que o preconceito é cada vez maior em muitos países e que no Brasil ele está profundamente arraigado em toda a sociedade

    POR DAYANNE MIKEVIS
    FOTOS: EDU MORAES



    Doudou: "A discriminação é o pilar ideológico deste hemisfério"
    O Brasil recebeu no mês passado a visita de um homem cuja a missão de fazer três perguntas a um eclético grupo de pessoas, que ia de representantes da sociedade civil ao presidente da República. Para isso, passou dez dias no país cumprindo uma agenda atribulada em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo. Na forma, as questões eram absolutamente singelas: a) Existe racismo no Brasil?; b) Quais são as manifestações de discriminação e racismo atualmente?; e c) Quais são as soluções para combater o problema? Se perguntar não ofende, como reza o velho bordão, não se pode dizer o mesmo das respostas que o senegalês Doudou Diène ouviu. O relator especial da Comissão de Direitos Humanos da ONU para as Formas Contemporâneas de Racismo e Discriminação disse que ficou "perturbado" com certas coisas que escutou e observou. O relatório com sua análise será divulgado pelas Nações Unidas somente em março. Um dia antes de partir, no entanto, Doudou abriu espaços entre seus compromissos em São Paulo para responder suas próprias perguntas e compartilhar com os leitores da Raça suas primeiras conclusões. Ditas em francês, inglês e um pouco de espanhol - por telefone, pessoalmente e numa entrevista coletiva -, estas são as suas impressões:
    Raça - O senhor está há quatro anos na função e já visitou diversos países. Como está o racismo no mundo?
    Doudou Diène - Há um recrudescimento do racismo. Nos últimos anos ocorreram três conferências internacionais para combate ao racismo. A última foi a de Durban, e uma convenção internacional foi feita. Apesar disso, atos de racismo ocorrem em todos os continentes e se traduzem em violência. Estamos assistindo à legitimação intelectual do racismo de uma forma que não víamos alguns anos atrás. Samuel Huntington, professor da Universidade Harvard, publicou recentemente o livro Where Are We? ("Onde estamos?"), cuja tese principal é que a presença dos latinos na América do Norte é uma ameaça à cultura norte-americana. É um livro de muitas páginas, que legitima a discriminação da população latina nos Estados Unidos. Portanto, vemos que o bicho está saindo da floresta. Criou-se um ambiente no qual essas coisas podem ser ditas agora. O combate ao terrorismo, que é legítimo, acabou justificando a discriminação contra certos grupos. Tudo isso leva a pensar que a discriminação racial e a xenofobia são as ameaças mais graves aos princípios democráticos. É cada vez maior o número de agremiações políticas que adotam discursos racistas. Na Europa, alguns partidos xenófobos vêm obtendo 15%, 20% dos votos. Isso é muito grave.


    ResponderExcluir
  29. Quando é um famoso qUE sofre descriminalização todo mundo fica sabendo e quando é apenas uma criança na escola! isso causa muita tristeza , eu tenho uma sobrinha q mora na cidade de pomerode sc, q sofre diariamente por causa de seu cabelo afro, isso está causando muita tristeza nela, por favor se alguém puder ajuda - lá -l

    ResponderExcluir
  30. Quando é um famoso qUE sofre descriminalização todo mundo fica sabendo e quando é apenas uma criança na escola! isso causa muita tristeza , eu tenho uma sobrinha q mora na cidade de pomerode sc, q sofre diariamente por causa de seu cabelo afro, isso está causando muita tristeza nela, por favor se alguém puder ajuda - lá -l

    ResponderExcluir
  31. Olá meu nome é Bruna, gostei do blog, e queria pedir uma ajuda para um trabalho de filosofia o objetivo é a concientizaçao e a divulgaçao das ongs contra o racismo. Se vocês conseguir me ajude nessa questao e mande para o meu e-mail: Bruna.cleyde@hotmail.com

    1- Quias sao os projetos da instituiçao para a conquista da igualdade?
    2- Quais sao os objetivos da instituiçao?

    ResponderExcluir